segunda-feira, 27 de outubro de 2014

COLÉGIO LICEU - CAMPINAS

No dia 23 de outubro fui recebida com muito carinho no Colégio Liceu em Campinas. Visitei a Feira do Livro, caprichosamente montada com trabalhos expostos dos alunos, e conversei com várias turmas, tanto das séries iniciais, quanto do fundamental 2.

Agradeço o convite da querida Márcia Fontanella, coordenadora do Fundamental 1, que há anos vem realizando, com o apoio das professoras, um trabalho especial de formação de leitores. 
Desta vez, o livro escolhido foi o meu UM BICHINHO SÓ PRA MIM, da editora FTD. Como o livro é interativo, ou seja, o personagem pede a participação do leitor, as crianças acabam se envolvendo demais com a história, o que sempre me encanta! Fizeram várias perguntas e deram muitas sugestões. Foi bom demais!

Também agradeço à querida professora Célia Giorgi, do fundamental 2, que há mais de dez anos vem trabalhando com meu DIÁRIO AO CONTRÁRIO, da editora Atual/Saraiva, e é sempre uma emoção quando nos encontramos. 

Fico comovida com o envolvimento dos alunos, com o querer "saber mais" sobre o tema abordado no livro: a adoção, esse presente precioso que transformou a vida do meu personagem e a minha também!


Este ano, levei um exemplar do DIÁRIO AO CONTRÁRIO em braille, para que os alunos conhecessem. Pedi para que fechassem os olhos e passassem os dedos pelas páginas... foi especial! Partilhei com eles a minha alegria por ter esse e outros títulos transcritos para o braille, graças ao trabalho realizado pela Confraria das Letras em Braille do Rio Grande do Sul em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro. 

Foi um dia de partilhas e emoção! Parabenizo a coordenadora Márcia, a professora Célia, os demais professores, enfim, a equipe desse colégio que vem realizando um belíssimo trabalho de formação de leitores e cidadãos!

Agradeço a todos pela calorosa acolhida! Meu muito obrigada também à Sonia Buba, nova bibliotecária, pela atenção com que me recebeu e acompanhou durante todo o evento, nos períodos da manhã e da tarde. Contei ainda com a agradável companhia dos divulgadores Emanuel Brandão, da FTD, e Gisele Michelin, da Saraiva.

Abaixo, fotos dos dois deliciosos encontros.














































































Com Sonia, bibliotecária, e Lucinha, coordenadora pedagógica

Com Emanuel, da editora FTD, e a bibliotecária Sonia

Abaixo, o encontro com as turmas dos 6os. anos da professora Célia!

Com as professoras Célia e Gabriela



















Professora Célia mostrando aos alunos o exemplar em braille do "Diário ao contrário"
















Alunas "sentindo" a escrita em braille

Aluno "sentindo" a escrita em braille






























































































Célia me mostrando a indicação do DIÁRIO AO CONTRÁRIO no livro didático salesiano como recomendação de leitura!






















Com a Gisele, da editora Saraiva, e a bibliotecária Sonia