segunda-feira, 10 de novembro de 2014

LANÇAMENTO DE LIVROS EM BRAILLE NA 60ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE - RS

Estive em Porto Alegre nos dias 3, 4 e 5 de novembro para participar de várias atividades na 60ª Feira do Livro.
Logo no primeiro dia, uma grande emoção: o lançamento de livros (meus e de outros autores) em braille!
Foi uma honra participar, pelo terceiro ano consecutivo, desse evento tão especial promovido pela Confraria das Letras em Braille do RS em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro. 
Para minha surpresa, fui escolhida para ser a "embaixatriz" da Confraria este ano, ao lado da querida Christina Dias, que recebeu a faixa no ano passado. É um prazer poder representar e divulgar esse importantíssimo projeto de inclusão social e cultural. 
Agradeço à querida Isabel Sant´Anna, presidente da Confraria, pelo convite, e por ter selecionado três títulos meus. 

Também agradeço o apoio das editoras Moderna e FTD, pela confecção das capas impressas e por disponibilizarem o conteúdo dos livros a serem transcritos para o braille:
"Coisa boa", Moderna;
"Um bichinho só pra mim", FTD
e o recém-nascido "A coragem de Leo", FTD, que teve duplo nascimento: em tinta e em braille!


Isabel, presidente da Confraria, e os dez títulos do lançamento

Dez títulos foram lançados:
"Por trás das chamas", Luis Dill (embaixador da Confraria)
"Marcéu", Marcos Bagno 
"O monstro sem calça da mochila sem alça", Eliana Martins
"Diabos, Ogros e Princesas", Ernani Ssó
"Pernas pro ar", Tânia Alexandre Martinelli
"Falcotinho e o Cometa Azul", Jerri Costa & Taise Teixeira
"O Monstro do Guaíba", Christina Dias e Ana Carolina Pinheiro
E os meus três, mencionados acima.
Nos anos anteriores, também tive dois livros transcritos: "Diário ao contrário" e "Onde o céu acontece", ambos da editora Saraiva.
Parabéns à Confraria (que em 2014 está comemorando 10 anos na Feira do Livro de Porto Alegre) por promover o acesso de obras literárias em versão Braille para crianças e adolescentes com deficiência visual. Lembrando que os livros são confeccionados e distribuídos de forma voluntária e sem fins lucrativos! Me sinto honrada em poder participar de um projeto dessa grandeza.
Aqui, o link para um pequeno vídeo sobre o evento: 
http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/bloco/confraria-das-letras-em-braile-completa-10-anos-na-feira-do-livro-em-porto

Abaixo, algumas fotos registrando essa manhã de muita emoção!
















Douglas, deficiente visual, lendo um dos meus livros...

leitor muito especial!


Grupo musical "Superação", formado por deficientes visuais





































Autografando o exemplar de "A coragem de Leo" para o Douglas


















Fiquei emocionada com a homenagem dos alunos...

... da Escola Portugal, da classe do Douglas!



Minha querida amiga: escritora Tânia Martinelli

















Com a editora Cecília Bassarani, da FTD, e com a escritora Christina Dias

Com Valdemar Eichner, gerente da FTD Porto Alegre, e com o Douglas, primeiro leitor de "A coragem de Leo" em braille

Um comentário: