segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ENCONTRO COM O AUTOR - 60ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

É sempre uma emoção receber as escolas que visitam a Feira do Livro de Porto Alegre. Este ano conversei com alunos de três escolas, agendadas pela CRL - Câmara Rio-Grandense do Livro. Aliás, vale ressaltar que, através da CRL, várias atividades e projetos de estímulo à leitura são desenvolvidos: "Fome de Ler", "Lendo pra valer" e "Adote um Escritor" (deste último, já participei duas vezes), viabilizando encontros de autores em escolas e, ainda, levando as escolas até a feira.

Este foi o quarto ano que participei do "Encontro com o autor", que aconteceu na Casa do Pensamento, na manhã do dia 4 de novembro. Foi uma grande alegria receber as três escolas:

Escola Marcos Vinicius de Moraes, de Sapucaia do Sul (inscrita pelo professor José César Silveira, que, infelizmente  não pôde estar presente desta vez, mas esteve em dois anos anteriores e quis levar a escola novamente ao meu encontro!); Escola Araguaia, de Porto Alegre, e Escola Humaitá, também de Porto Alegre.

IMPORTANTE: uma das características desse projeto, nas palavras de Sônia Zanchetta, que integra a comissão executiva da Feira de Porto Alegre desde 1997:  "Ao agendarem as turmas para encontros com autores de literatura infanto juvenil, os professores assumem o compromisso de promover a leitura prévia de, ao menos, uma obra de sua autoria por todos os alunos e por todos os adultos que os acompanharão na visita à feira".

Ou seja, alunos e professores já conhecem um pouco da obra do escritor e chegam ansiosos não apenas pelo "encontro", mas para partilhar o que sentiram ao ler os livros, fazer perguntas... tornando o momento mais rico.

Este ano, por exemplo, fui surpreendida com uma aluna que me agradeceu por ter escrito o livro "SAUDADE DOÍDA", que ela havia lido na escola. Emocionada, me contou que se identificou com a personagem Mila, protagonista da história e que perdeu a mãe, igualzinho aconteceu com ela. Me disse que o livro a ajudou a enfrentar essa saudade imensamente doída. 

É por tudo isso que amo essa feira e desejo continuar participando desses projetos tão importantes e transformadores. Porque não tenho dúvida: a leitura é capaz de transformar e humanizar.





































Alunos "sentindo" a leitura em braille do livro COISA BOA, editora Moderna

Alunos "sentindo" a leitura em braille do livro UM BICHINHO SÓ PRA MIM, FTD











































Nenhum comentário:

Postar um comentário