segunda-feira, 5 de novembro de 2012

26a. FEIRA DO LIVRO DE CACHOEIRINHA - RS

No dia 25 de outubro estive pela primeira vez na cidade de Cachoeirinha no Rio Grande do Sul. Já gostava da cidade antes mesmo de conhecê-la, pois tenho amigos especiais que são de lá! Então foi com muita alegria que recebi o convite para visitar a 26a. Feira do Livro de Cachoeirinha!

Este ano o símbolo escolhido para a feira foi o tsuru, pássaro japonês da longevidade e da paz. Diz a lenda que, se confeccionarmos mil tsurus em origami (dobradura), querendo muito que algo se realize, certamente isto ocorrerá. Por vários meses seguidos tsurus foram confeccionados em escolas, bibliotecas e em vários outros lugares da cidade para serem distribuídos durante a feira. (Eu trouxe o meu!)

O desejo a ser alcançado depois dessa maratona de confecção de tsurus foi definido pelas regentes das bibliotecas escolares da rede municipal de ensino: que a feira do livro despertasse o encantamento pela leitura em todos os que lá estivessem!



Ao chegar, uma emoção: recebi de Simone Medeiros, coordenadora da Feira, um exemplar do meu livro juvenil ONDE O CÉU ACONTECE, da editora Atual, transcrito para o braille! 


Atrás da versão original, os exemplares em braille
Reprodução da capa, feita por alunos da  EMEF Carlos Antônio Wilkens, de Cachoeirinha
(a ilustração original é de Ivan Coutinho)

Agradeço, de coração, à professora Isabel Sant´Anna e toda a equipe da Confraria das Letras em Braille do RS pela oportunidade de participar desse importante projeto de inclusão.  Não apenas o meu livro, claro, mas outros títulos também foram transcritos para o braille. Duas autoras, que tive o prazer de conhecer, Ana Mello (patrona da feira) e Laís Chaffe, também participaram do lançamento com o livro "Perseu/Medusa".


Apresentamos os livros aos alunos presentes, explicando como acontece a leitura em braille pelos cegos. Alguns, de olhinhos fechados, passaram a mão nas páginas do livro para sentir o código em relevo. Foi um momento de grande alegria!

Após o lançamento dos livros em braille, chegou a vez de conversar com alunos e professores presentes. Outro momento especial!










Foi muito bom rever minha querida amiga Dauraci Furtado, que estava lá com alunos da EMEF Papa João XXIII, escola que me escolheu para patrona de sua Feira do Livro! Obrigada, Dauraci!





Alunas da EMEF Papa João XXIII dizendo que estariam me esperando no sábado, dia 27, na Feira do Livro da escola !






Com Simone Medeiros e Silvia Muzykant da Silva, coordenadora da Secretaria de Cultura de Cachoeirinha
Meu muito obrigada a todos que me receberam tão carinhosamente nesse importante evento literário. Além das pessoas citadas acima, também agradeço à Sônia Zanchetta da Câmara Rio-Grandense do Livro e à Adriana Veiga, da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha.

Foi muito bom estar com vocês! E que Cachoeirinha seja, cada vez mais, uma cidade de leitores!

3 comentários:

  1. Olá SÔnia receber você em nossa cidade foi muito gratificante,e enriquecedor ao nosso publico. Muito obrigada e vamos torcer que esta tenha sido a primeira de muitas visitas tua nas feiras de Cachoeirinha.
    Abraços Adriana veiga

    ResponderExcluir
  2. Tão lindo seu relato quanto sua presença aqui em Cachoeirinha Sônia. Vamos esperá-la em nossas próximas feiras. Abração pra você e continue nos encantando com seus livros. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana e Daura, obrigada pelo carinho. Espero, sim, voltar outras vezes para Cachoeirinha!

      Excluir